sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Basta ter a vontade de fazer...

Sistema de aproveitamento de água da chuva feito por um mero cidadão, se ele foi capaz e com tão poucos recursos, você na sua varanda, no seu terraço ou na sua moradia, com recursos e sistemas já próprios, não consegue? Ou não quer porque dá muito trabalho? Se for esse o seu caso, voltaremos a falar quando a água fôr mais cara por litro que o seu maço de tabaco por exemplo! Até lá...

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A luta continua...

Farto de estar quieto, parti à descoberta de mais glutões de electricidade e lembrei-me que a garagem ainda não tinha sido totalmente explorada, faltava saber quanto consumia o motor que eleva e fecha o portão da garagem, coloquei o medidor de consumo na ficha, liguei a ficha do motor e qual não é o meu espanto quando verifico que mesmo sem ter o motor a puxar o portão ou seja só com o mesmo em stand by o consumo é de 22W, pensei em voz alta - Fantástico!!! Aqui está uma porcaria que só uso cerca de 5 minutos por dia, mas que durante as restantes 23h55m continua a gastar 22W, qual a solução? Lembrei-me que existem as fichas de tomada com controlo remoto (porque a tomada do motor é no tecto da garagem, não dá para desligar doutra forma), no dia seguinte passei pelo AKI e lá estavam as fichas, comprei um pack de 3 e à noite já estava a testar, mas apenas consegui minimizar o problema porque a porcaria da ficha, como não tem pilhas, tem também que se alimentar para receber o sinal do comando o que resulta num consumo de 6W o que para mim continua a ser um desperdício, assim e por enquanto o que faço é desligar no quadro da garagem a alimentação daquela ficha, mas terei que estudar outra solução. De seguida algumas fotos e um video do motor a elevar o portão (até nem gasta muito considerando que o portão tem 4m x 4m.

O portão em stand by:


as fichas com led aceso e sem led aceso (estão sempre a gastar 6W):




O video:



em termos de gasto de € não estamos a falar de muito dinheiro apenas de 1,45 € no mês de Agosto (porque tenho bi-horário), mas se consideramos que 20 W numa lampada económica equivalem a 100 W de uma incadescente é um grande desperdicio, porque não estou a usar esses 22 W para nada a não ser quando abro ou fecho o portão da garagem, tudo isto se resolvia se eu colocasse um painel fotovoltaico daqueles mais baratos no telhado da garagem assim já alimentava estas pequenas coisas, tenho de ir investigar e ver o custo do investimento e o retorno, porque 1,45 € x 12 = 17,40 € por ano, ora considerando que um sistema fotovoltaico dimensionado para a garagem iria necessitar de alimentar o motor da garagem que pode gastar apenas 6 W + 4 lampadas de tecto (total 16W) de baixo consumo que só ligam cerca de 10 minutos por dia durante a semana e ao fim de semana talvez cerca de 4 h + eventualmente mais uma ficha onde poderia ligar alguma coisa ao todo necessitaria de um sistema que debitasse cerca de 200 W potência máxima e que desse para estes itens,.

Descobri um custa cerca de 600 já com IVA incluido, dá para 10 pontos de luz com potência nominal de 200 W e pontência de pico de 500 W e autonomia de cinco dias com utilização de cerca de 6 horas por dia, se calhar ainda vai este, se considerasse só o motor do portão da garagem demoraria cerca de 35 anos a ter o retorno do investimento, mas a ideia é dar maior utilidade à capacidade de débito de energia que o sitema possuiu, vamos ver...novidades em breve...

Fantástico




Em Portugal:

http://celulasdecombustivel.planetaclix.pt/

A tecnologia já existe, porque a escondem, a resposta é dada por um utilizador do youtube

thebrainyouneed

that technology is 50 years old. If it has not been implemented is because Texaco, BP, Exon, etc have more financial power than most countries of the UN. It is the oil companies which prevent from that being implemented. If hydrocarbures and benzopyrines, and lead and NO2 cause cancer as they indeed do, governments could not care less. I can't believe you are so naive people. Shake your heads and think from scratch, de-manipulate yourselves.

Amanhã como será?

Os animais conseguem e você não?

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A minha escolha

este será o carro que terei se a GM não demorar muito e não quiser ficar atrás dos outros fabricantes:



Faz é muito barulho!



É pouco espaçoso e pouco eficiente!



E o design, é mesmo bera!




Na verdade estava a ser sarcástico a meu ver é lindo!!!

Para calar as "más linguas"

no mês passado ao ver uma reportagem sobre carros eléctricos na televisão num local píublico onde costumo ir almoçar surgiu logo o comentário de um "grunho" do tipo - pois isto é tudo muito giro mas depois não podes andar a mais de 120 Km / hora porque o carro não dá mais!

este video serve só para provar que um carro eléctrico pode superar qualquer carro dos mais rápidos do mundo, não se esqueçam que num carro de combustão a mesma é que dá potência ao carro e num eléctrico ele já tem lá a potêcnia que precisa, logo após ser ligado.

Afinal o Porquê? Foi respondido já pela Nissan...

A Nissan apresentou o automóvel eléctrico que chegará ao mercado nacional em 2011. Chama-se LEAF, tem arquitectura de berlina compacta de 5 portas e receberá baterias "made in" Portugal!

O Nissan Leaf é baseado na mesma plataforma do compacto Tiida e foi pensado e desenvolvido para assumir o estatuto de automóvel eléctrico de massas (isto é, com preços muito acessíveis).

A marca nipónica anuncia autonomia na ordem dos 160 km para o modelo equipado com motor eléctrico de 107 cv e 280 Nm. O Leaf encontra-se equipado com baterias de lítio que podem ser recarregadas numa tomada doméstica comum de 220V (este processo demora cerca de 8 horas, ou 30 minutos em estação de carga rápida, tempo suficiente para repor 80% da energia).

No novo carro eléctrico da Nissan destaca-se o sistema Connected TI que faz a monitorização electrónica do consumo da energia e da carga disponível, envia informações globais ao condutor e monitoriza os trajectos de forma a informar localização e preços de recarga nos postos mais próximos.

A Nissan vai produzir o Leaf na fábrica de Oppama, no Japão, e na cidade de Smyrna, no Estado do Tenesse, nos EUA. A marca quer vender o seu novo carro eléctrico por um preço equivalente ao de berlina compacta do segmento C com motor 1.6 e bem equipada, estimando-se valores na ordem dos 25.000 € para o mercado português.



No entanto e comparando com o Tesla, acho que o Tesla seria melhor aposta pelo desempenho que oferece, mas o Tesla é apenas um dois lugares e o Nissan já oferece os 5 lugares

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Mais do mesmo...Que nunca é demais!

Mais um momento de reflexão

Talvez com desenhos (animados) algumas pessoas compreendam!

Porquê?

esta é a minha pergunta se já existe porque ainda não está a ser comercializado em grande escala?

Iluminação de tecto da cozinha

Esta foi das melhores! Há algum tempo que desconfiava que a fluorescente da cozinha era uma "glutona" de electricidade, então decidi por mãos à obra e retirá-la e medir o consumo, ora vejamos:

Caixa com duas fluorescentes e reflector espelho (aqui retirado):

cada fluorescente é de 36 W ora então 2 x 36 W seria 72 W, certo?

pois seria, se não existisse este menino a controlar, então qual é o resultado?


é este! E até dói...

Mais 20 W do que o suposto, irra! Já dá para outra lâmpada de 20 W (sendo económica o equivalente a 100 W incandescente)

Então vamos trocar a fluorescente por isto:

Nada mais do que um conjunto comprado no IKEA ao qual somei três lâmpadas económicas de 20 W cada (ou seja o equivalente a 300 W de lâmpadas incandescentes), o resultado foi a redução de 92 W gastos anteriormente para 60 W actuais e ainda com o acréscimo do que mostro de seguida:












Lindo!!!


Placa de indução

já tinha falado aqui no assunto, mas como não me lembrava onde tinha colocado as fotos que tinha tirado, nunca mais fiz a mensagem, hoje ao procurar pelo Blog (que não é assim tão grande) lembrei-me de novo e fui à procura das fotos que aqui ficam:

não é de nenhuma marca das mais conhecidas, alías desconhecia esta marca PHOEBE, mas a verdade é que corresponde ao pretendido, mantive o consumo de electricidade nos mesmos valores, a instalação da palca coincidiu com a retirada da fluorescente da cozinha, estará relacionado o baixo consumo com isso? Eu acho que sim, na mensagem seguinte fica a alteração efectuada na cozinha a nivel de iluminação de tecto.

Painéis Solares (Fotovoltaicos) - parte 2

Ora bem o tempo passou, a EPD analisou as condições da rede, deu o OK, a Certiel enviou os dados para pagamento, o pagamento foi efectuado e dia 20 de Agosto já cá tenho a empresa instaladora a colocar os painéis (apenas), o resto da instalação terá que ficar para depois do meu regresso de férias, infelizmente face à disponibilidade da empresa instaladora terá que ser assim, mas em principio e segundo me foi dito o mais demorado será mesmo a colocação dos painéis em cima do telhado o resto levará apenas algumas horas, vamos ver...