segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Tentativas na rua parte 3

Os Srs. dos supermercados Aldi tem um produto bem interessante face ao projecto que eu já tinha aqui apresentado, aquando da elaboração de um foco de rua, ora cá está ele a um preço interessante aproveitem, a lâmpada é de 4000K mas podem sempre trocar por uma mais branca, no entanto a recomendação é que não excedam os 23 W:


Só a titulo de curiosidade, eu comprei um, é robusto e eficiente

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Torres Vedras é bom viver aqui

Torres Vedras inaugura abrigo de passageiros auto-suficiente no Pisão.

Torres Vedras aderiu à Semana Europeia da Mobilidade com um conjunto de iniciativas que culminaram na inauguração de um abrigo, em Santa Cruz, com o recurso a meios auto-suficientes. Trata-se de uma paragem de autocarros iluminada com leds alimentados graças à luz solar captada por painéis foltovoltaicos e acumulada por pequenas baterias. É o primeiro em Portugal e totalmente concebido e construído no concelho de Torres Vedras.

A inauguração teve lugar esta terça-feira, dia 22. O abrigo sustentável foi concebido pela arquitecta torriense Carla Duarte e construído pela empresa My Eco House, com sede em São Pedro da Cadeira. Carlos Bernardes, vice-presidente da Câmara Municipal, explicou que o abrigo de passageiros é mais um passo para tornar Torres Vedras “num concelho inovador e competitivo”. O antigo abrigo da praia do Pisão vai agora ser demolido e os materiais (tijolo e cimento) serão reciclados. Carlos Bernardes também referiu que vão ser avaliados os impactos do novo abrigo, que pretendem ter um nível de zero emissões.

O abrigo, conforme explicou Carla Duarte, é um protótipo e como tal está sujeito a melhorias futuras na sua concepção. Está previsto poder ser instalado em qualquer local, por módulos. A propósito, Carlos Bernardes revelou a intenção da autarquia de se candidatar a apoios no sentido de poder instalar mais abrigos destes em todo o concelho e também a possibilidade do conceito poder ser aplicado no resto do país. É por isso que o protótipo tem o nome de “Santa Cruz”, como forma de promover o concelho.

Por parte da empresa My Eco House, António José Batista mostrou-se satisfeito com o resultado do desafio que lhe foi colocado. O engenheiro António Póvoa, que concebeu o sistema de captação de energia solar, frisou a dificuldade em montar um sistema numa área útil pequena como é a do abrigo, mas garantiu que foi alcançado o objectivo e garantiu que a energia eléctrica acumulada irá durar a noite toda, desligada e ligada através de uma cécula crepuscular.

Presentes na inauguração estiveram também o presidente da Junta da Freguesia da Silveira, Mário Miranda, e o administrador da Barraqueiro Oeste, António Quintela, empresa que irá beneficiar do sistema pela melhoria das condições dos seus passageiros.

Integrado na Semana da Mobilidade, a Câmara promoveu o terceiro concurso “Pensar a minha Rua”, no qual os munícipes foram convidados a apresentar propostas de melhoria, principalmente no âmbito da mobilidade, para a rua onde residem ou trabalham. A proposta vencedora ganha como prémio a implementação das melhorias propostas, durante o ano de 2010.

A vencedora do concurso do ano passado foi Deolinda Valentim, com a proposta de pedonalização da rua Dr. Aleixo Ferreira, em Torres Vedras. O vencedor deste ano é Gonçalo Elias, morador na rua Elias Manuel Esteves, no Amial. A proposta consiste na imposição da obrigatoriedade de circulação em sentido único e criação de uma zona de estacionamento restrita às cargas e descargas.

O fecho ao trânsito em algumas artérias da cidade durante o dia 22 (Dia Europeu Sem Carros) foi outra das iniciativas levadas a efeito pela autarquia. Assim como uma acção relacionada com a eco-condução, uma forma de condução eficiente que permite reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases com efeito de estufa e outros poluentes, contribuindo também para uma maior segurança rodoviária e um maior conforto dos ocupantes.

PENA FOI A TEMPESTADE QUE ARRASOU ESTA ZONA E CONSEQUENTEMENTE ESTE ABRIGO DE PASSAGEIROS, ESPERO QUE A CÂMARA NÃO PERCA O ÂNIMO NESTE CAMPO