quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A luta continua...

Farto de estar quieto, parti à descoberta de mais glutões de electricidade e lembrei-me que a garagem ainda não tinha sido totalmente explorada, faltava saber quanto consumia o motor que eleva e fecha o portão da garagem, coloquei o medidor de consumo na ficha, liguei a ficha do motor e qual não é o meu espanto quando verifico que mesmo sem ter o motor a puxar o portão ou seja só com o mesmo em stand by o consumo é de 22W, pensei em voz alta - Fantástico!!! Aqui está uma porcaria que só uso cerca de 5 minutos por dia, mas que durante as restantes 23h55m continua a gastar 22W, qual a solução? Lembrei-me que existem as fichas de tomada com controlo remoto (porque a tomada do motor é no tecto da garagem, não dá para desligar doutra forma), no dia seguinte passei pelo AKI e lá estavam as fichas, comprei um pack de 3 e à noite já estava a testar, mas apenas consegui minimizar o problema porque a porcaria da ficha, como não tem pilhas, tem também que se alimentar para receber o sinal do comando o que resulta num consumo de 6W o que para mim continua a ser um desperdício, assim e por enquanto o que faço é desligar no quadro da garagem a alimentação daquela ficha, mas terei que estudar outra solução. De seguida algumas fotos e um video do motor a elevar o portão (até nem gasta muito considerando que o portão tem 4m x 4m.

O portão em stand by:


as fichas com led aceso e sem led aceso (estão sempre a gastar 6W):




O video:



em termos de gasto de € não estamos a falar de muito dinheiro apenas de 1,45 € no mês de Agosto (porque tenho bi-horário), mas se consideramos que 20 W numa lampada económica equivalem a 100 W de uma incadescente é um grande desperdicio, porque não estou a usar esses 22 W para nada a não ser quando abro ou fecho o portão da garagem, tudo isto se resolvia se eu colocasse um painel fotovoltaico daqueles mais baratos no telhado da garagem assim já alimentava estas pequenas coisas, tenho de ir investigar e ver o custo do investimento e o retorno, porque 1,45 € x 12 = 17,40 € por ano, ora considerando que um sistema fotovoltaico dimensionado para a garagem iria necessitar de alimentar o motor da garagem que pode gastar apenas 6 W + 4 lampadas de tecto (total 16W) de baixo consumo que só ligam cerca de 10 minutos por dia durante a semana e ao fim de semana talvez cerca de 4 h + eventualmente mais uma ficha onde poderia ligar alguma coisa ao todo necessitaria de um sistema que debitasse cerca de 200 W potência máxima e que desse para estes itens,.

Descobri um custa cerca de 600 já com IVA incluido, dá para 10 pontos de luz com potência nominal de 200 W e pontência de pico de 500 W e autonomia de cinco dias com utilização de cerca de 6 horas por dia, se calhar ainda vai este, se considerasse só o motor do portão da garagem demoraria cerca de 35 anos a ter o retorno do investimento, mas a ideia é dar maior utilidade à capacidade de débito de energia que o sitema possuiu, vamos ver...novidades em breve...

4 comentários:

Sara disse...

Fiquei encantada com a ideia! E fiquei a pensar se no meu caso também seria útil um painel fotovoltaico quando trocar o portão manual que tenho por um automático...
Como junto à garagem tenho a lavandaria, será que poderia também utilizar alguma dessa energia para a iluminação dessa divisão e quem sabe para alguma iluminação exterior ou mesmo para as máquinas (já devo estar a exagerar...). Será que me sabe responder a estas perguntas? E já agora, o preço que falou é apenas o painel ou já está incluído a montagem e os materiais, como p. ex. as baterias (não sei o que será mais preciso)?
Desde já agradeço a ajuda. Tenho gostado muito de seguir as suas estórias.

João Gomes disse...

Antes de nais Sara quero pedir-lhe desculpa por nunca ter respondido ao seu comentário, devo ter configurado algo mal no blog pois não recebi nenhum mail de alerta, mas isso é um problema que em breve resolverei.

Em relação às suas questões aqui segue:

"poderia também utilizar alguma dessa energia para a iluminação dessa divisão..."
SIM SEMPRE TENDO EM ATENÇÃO QUE TERIA QUE COLOCAR LÂMPADAS ECONÓMICAS, MAS É POSS~IVEL SIM

"...e quem sabe para alguma iluminação exterior..."
SIM COM A MESMA ADAPTAÇÃO

"...ou mesmo para as máquinas (já devo estar a exagerar...)
NÃO ESTÁ A EXAGERAR, MAS COM O SISTEMA QUE FALEI ISSO NÃO É POSSÍVEL, ESTAMOS A FALAR DE OUTROS CUSTOS, BEM MAIS ELEVADOS

ESPERO TER AJUDADO E CONTINUE A ACOMPANHAR, IREI ESTAR MAIS ACTIVO E ATENTO

Sara disse...

Muito obrigada pelos esclareciementos!

João Gomes disse...

Sempre à disposição agora que já resolvi o problema de alerta de e-mail