sexta-feira, 25 de março de 2011

Água da Chuva (inicio do projecto)

Como já aqui tinha comentado e demonstrado já tinha feito alguns testes ao sistema de aproveitamento de água da chuva que pretendo montar para abastecimento dos autoclismos + torneiras de rega, desta feita decidi avançar com o projeto e mandei vir os depósitos, cá estão eles arrumadinhos no acesso à garagem:













Depois foi improvisar uma caleira com recolha e esperar que chovesse (tive sorte, foi logo nesse dia, tenho pessoal lá em cima que está do meu lado)
 
como não queria gastar € remediei com fita para não ter de comprar uma ligação para o tubo de descarga, assim com fita + saco de plástico + um pouco de imaginação, deu para improvisar o que era preciso













Deparei-me com um "problemita" com a inclinação da caleira porque a pérgola não deixava muito espaço, mas depois de serrar um pouco o fixador da pérgola à telha do lado esquerdo a coisa deu-se













Sobre este espalhafato não me vou alongar muito, pois à semelhança da minha mulher todos me irão chamar de louco, mas basicamente parti a parede por baixo da janela para fazer uma porta e poder passar os depósitos e outras coisas que estão planeadas para a cave



















Aqui podemos ver o guincho elétrico a fazer descer a grelha exterior de um dos depósitos teve que ser feito desta forma (por partes), desmontei tudo estrado, grelha e depósito para facilitar o transporte



















Apesar do buraco feito ser largo, para os depósitos foi à conta

aqui já podem ver o ensaio de colocação dos depósitos com irão ficar depois das obras, a ideia é ficarem assim todos alinhados para facilitar a tubagem de ligação entre cada um, só fiz o ensaio neste canto mas faltam do lado esquerdo + dois depósitos e do lado direito + 5 perfazendo os 10 num total de 10.000 litros de água, no entanto era este canto que me preocupava por causa da ligação entre os depósitos do canto, mas parece que será viável
Aqui uma visão mais afastada

resta-me informar que em 30 minutos de chuva no dia em que coloquei a caleira consegui recolher apenas de um dos lados do telhado da cozinha 200 litros de água, isto num telhado de apenas 4m x 4m, a luta continua por um futuro melhor e mais sustentável, tenho feito testes nas descargas de autoclismo com baldes e à uma semana que não uso os autoclismos, porque tenho aproveitado a baldes de água a chuva que consegui guardar no depósito, agora começo a desejar que chova, faça vento ou Sol, só não gosto do tempo nublado sem vento, rende pouco, até breve porque conto avançar com este projeto a toda a força prevejo que Abril seja um bom mês de chuva, vou começar a ter a ajuda de um grande amigo, isto a dois vai ser mais fácil, obrigado Márcio.

11 comentários:

Mac disse...

Olá, boa tarde, gostaria de lhe colocar uma questão relacionada com o aproveitamento do sol para aquecimento de águas sanitárias.
Estou em fase de projecto de moradia e tenho seguido o seu blogue, e agora surgiu-me uma dúvida e pareceu-me que me poderia ajudar. Seria possível disponibilizar-me o seu mail aqui ou então enviando uma mensagem para o meu mail?
Obrigado
Fernando

João Gomes disse...

joaopfgomes@gmail.com

zecasan disse...

Olá essa ideia parece boa.
Eu tenho a minha casa a funcionar aà 5 anos com àgua das chuvas p autoclismos. Em resumo: construi uma sisterna no inicio com a casa (2000lits) e tenho um depósito de 500 lts no telhado p criar pressão na rede. A água é transferida para o telhado por uma bomba (12V da shurflu das autocaravanas)alimentada bateria carregada por painel solar. Para aumentar a recolha de água tb liguei o esgoto de 1 lava louças da cozinha à cisterna. Neste lava louças lavo legumes e serve p enxaguar pratos tudo àguas sem sabão. Consigo viver 10 meses sem usar àgua da rede p alimentar os autoclismos. Sempre é uma poupança.

zecasan disse...

desculpem alguns error de Português...

João Gomes disse...

Caro amigo zecasan, muito obrigado pela sua partilha de facto o meu projecto prevê mais situações para o aproveitamento da água, não deixe de ler aqui:

http://ecocasa3.blogspot.com/2010/06/agua-da-chuva.html

http://ecocasa3.blogspot.com/2010/07/agua-da-chuva-bombas.html

http://ecocasa3.blogspot.com/2010/07/agua-da-chuva-bomba.html

http://ecocasa3.blogspot.com/2010/07/chave-boia.html

http://ecocasa3.blogspot.com/2010/07/agua-da-chuva-testes-bomba.html

Leonor Vieira disse...

Olá estive a seguir passo a passo os depósitos de água da chuva e acho uma excelente ideia, para a qual também procuro ideias viáveis e não muito dispendiosas. Onde arranjo destes depósitos brancos?
obrigada
Leonor (já vi o seu email vou escrever)
leonorviei@gmail.com

João Gomes disse...

Bom dia Leonor Vieira,

antes de mais peço desculpa pela demora na resposta à sua questão, mas tem sido muito complicado e o próprio blogue tem estado parado porque estou envovido noutrso projectos que também me tomam muito tempo, mas prometo retomar o blogue em breve com muitas novidades.

Quanto à sua questão este tipo de depósito podem ser encontrados nas susperficies de venda de material agricola (Tipo Agriloja, Agricentro e afins), no entanto e sem saber qual a sua área de residência, faça uma pesquisa no Google por " Depósitos 1000 litros " e encontrará vários resultados, atenção ao comprar em segunda mão tenha especial atenção ao estado em que se encontram (limpos ou com residuos) porque por vezes a limpeza dos mesmos pode não compensar a diferença de valor de uns novos, bem haja e até breve João Gomes

anA disse...


Caro João Gomes,
Este ano comecei a recolher agua da chuva, mas para rega, em dois depósitos iguais que já estão colocados. Preciso agora de encontrar as peças que os irão ligar entre si e fazer sair a agua para a mangueira. A saída da agua nos reservatórios tem uma rosca que não se adapta ao material de canalização comum.
O meu pedido de ajuda é:
Onde comprou as peças que os ligam entre si? mais propriamente 1 cotovelo e um T.
Grata.
Ana

João Gomes disse...

Boa noite Ana,

a sua questão é pertinente e foi um dos problemas com que me deparei, irei tentar dar-lhe uma resposta o mais completa possivel peço-lhe só que me dê oportunidade até amanhã de tirar algumas fotos às diferentes possibilidades de interligação dos depósitos e amnhã publicarei a minha resposta.

Bem haja

João Gomes

Anónimo disse...

MUITO BOM TRABALHO!!!!!!!!!!!! A SUA ESPOSA DEVE SER UMA SANTA VISTO A MAIORIA DAS MULHERES NÃO GOSTAREM DE DESORDEM EM CASA.

João Gomes disse...

Boa tarde Anónimo,

Sim, de facto a minha esposa é muito compreensiva assim como todos cá em casa, porque embora ao principio as coisas não parecessem muito animadoras diravado dos consequentes estragos que fazia na casa, agora todos percebemos que estamos a construir (e não destruir) um futuro melhor para os nossos filhos e para todos.

Dou-lhe o exemplo de à poucos dias, em que faltou a água por causa de um rebentamento de uma conduta que impediu o abastecimento de toda a Freguesia da Silveira e ao acordar e verificar que não podiamos tomar banho rapidamente fechei a torneira de segurança da EPAL que abastece a casa, depois abri uma torneira e coloquei lá a mangueira que vinha da cave com a água sob pressão abastecida pelo motor ligado aos depósito de água que tenho lá em baixo, nete momento tenho lá cerca de 10.000 Litros porque tem chovido muito(embora o projecto ainda esteja a decorrer) liguei o motor e "voilá" tinhamos pressão e água!!! Não que utilizemos aquela água para uso corrente, mas serviu o seu propósito que foi criar pressão assim foi-nos possivel tomar banho com a água que já tinhamos (300 Litros) no depósito do sistema AQS (Águas Quentes Sanitárias) que tinha aquecido no dia anterior com o SOL :)

Abraço

João Gomes