domingo, 24 de setembro de 2023

Análise e melhoria de instalação fotovoltaica

 Aqui temos um exemplo prático de quem pensava que tinha um bom sistema solar, mas com o tempo e a consequente subida dos custos energéticos depressa percebeu que muito equipamento, não significava mais eficiência.

Pelo gráfico agora com um inversor Solax que permite este tipo de análise podemos verificar que embora a PV2 tenha 12 painéis solares a sua produção fica muito aquém da PV1 que apenas tem 5, passo a explicar mais em detanhe.

O proprietário tinha uma instalação de 12 painéis de 250W que daria uma potência de pico de produção de 3000W (contudo nunca teve essa produção) de notar que a instalação estava feita como manda a regra com orientação a Sul e inclinação dentro do parâmetros correctos, a acrescentar a isto  estava feita com microinversores o que beneficiava em muito os possiveis sombreamentos. Mas os resultados eram fracos

Foi feita uma análise através de um medidor de consumo e ao fim de 1 mês percebeu-se que não só o sistema não atingia o esperado como o que produzia não se equiparava ao que a casa necessitava em termos de consumo.

Foi feita então uma proposta de upgrade do sistema com o intuito de aproveitar os 12 painéis que o proprietário já tinha instalados e acrescer então de forma gradual mais painéis até conseguir chegar ao necessário para o consumo diário.

Adicionou-se então mais uma string  (conjunto de painéis) de 5 painéis de 500W totalizando assim 2500W nesta string e perfazendo um total de 5500W de produção de pico no conjunto das duas strings.

Contudo verificamos agora passados 6 meses que os 12 painéis tem uma taxa de eficiência muito baixa como podemos ver pelo gráfico em que o PV1 (de 5 painéis) só perde a corrida entre as 09h e as 11h, ganhando o resto do dia,

Como o proprietário não tinha mais espaço para colocar os 5 painéis na zona onde estavam os 12 tivemos que procurar uma zona diferente e sem as condições "ideiais" para a instalação até porque não era intenção do proprietário colocar no telhado em questão estruturas elevadas para colocação dos mesmos.

Durante uma semana foi feito então a análise visual da exposição solar do telhado disponivel e optou-se pela colocação dos 5 painéis com orientação a Nascente e com inclinação apenas do telhado (que era reduzidissima) cerca de 12%, e conseguimos estes resultados que agora estão visiveis, em que a partir das 11h os 5 painéis conseguem sempre superar a produção dos 12.

Não irei aqui descrever a marca dos painéis por motivos óbvios, mas posso informar a marca do Inversor colocado um Solax 5.0 hibrido, tendo em conta o futuro investimento que o propritário quer fazer em baterias.

Conseguiu-se com isto reduzir em cerca de 100 € mensais a fatura, ainda à espaço para melhoria que passa não só pela colocação das baterias assim como alteração dos 12 painéis (que podem também ser reduzidos em número tendo em conta também a parte estética da instalação de acordo com as pretensões do proprietário).

A fatura mensal era de 500 € em eletricidade, assim o retorno do investimento é mais imediato.







Sem comentários: