Marquei o sitio onde teria que partir a parede para colocar o quadro novo, o que iria contar o que produzo.
Buraco feito de uma lado ao outro (a caixa do quadro era funda e a parede pouco larga):
Entrou que nem uma luva:
Vista da parte de dentro do muro:
Rasgar a parede para passar o cabo de corrente até entrar na casa e ligar ao inversor que fica no sotão
Convém que o rasgo fique por cima dos tubos de rega
O caminho é longo, pelo muro fora...
até à parede do fundo, passando por cima da mesma e depois...
Pela parede da casa a cima até furar para o sotão
Comecemos com as hostilidades...
O muro foi rápido (excepto alguns contratempos), graças ao martelo eléctrico comprado à alguns anos na Makro, se tivesse que partir tudo só à martelada quando chegasse ao fim tinha a mão dormente
Contratempos, ferro quase à face do muro lateral
como cortar? Rebarbadora. A que tenho é pequena por isso tive de inventar um pouco, o que descrevo de seguida não aconselho a qualquer um, porque acima de tudo é perigoso e porque a rebardadora não está preparada para lidar com discos maiores, mas era a única solução imediata que conseguia arranjar
1º desmontar a protecção da rebarbadora:
2º colocar disco maior para poder chegar mais fundo na parede:
3º colocar tábua entre a minha cintura e pernas e a rebarbadora para caso o disco salte estar protegido, escusado será dizer (luvas, óculos e afins de protecção):
4º virar disco da rebarbadora para paixo (evitando caso este salte que venha para cima) e mantê-lo na horizontal perpendicular à parede:
5º cortar com muito cuidado, evitar sobreaquecimento do disco e do ferro que se corta, mais vale demorar mais um pouco do que fazer estrago:
Feito, adiante, colocar tubo em posição, verificar se está tudo bem:
Está bem e recomenda-se!
Tentar não estragar as flores, para não ter problemas em casa com a esposa.
Avançar sobre a parede:
e depois a parede da casa:
pequeno contratempo, o espaço entre a parede dupla serve para passar a guia que chega até ao sotão mas não cabe lá o tubo, opção rasgar a parede toda até ao sotão e depois tapar de novo e pintar (fica para depois, preciso dos andaimes do meu sogro)
Vista panorâmica do estrago:
Vista panorâmica do estrago:
Vista sobre o telhado do vizinho já com os dois sistemas intalados AQS e Fotovoltaicos, será que já está produzir? Quanto estará a produzir? 20 painéis? Eu só tenho 17! Calma, o futuro provará que quantidade não é sinónimo de qualidade e eficiência, até porque eu estou mesmo virado a Sul e ele não e felizmente porque não tenho uma empregada de limpeza que coloca tapetes por cima dos painéis (podem não acreditar mas já vi acontecer, assim que acontecer de novo coloco por aqui fotos).
A intalação dos painéis:
Lindo, não é?
Vista para o telhado da garagem onde estão os painéis de AQS:
Especificações do painéis (para mostrar à Certiel):
Mais algumas caracteristicas:
Sorte que a garagem é grande, aqui estão eles alinhados prontos para irem para a guerra:
Tapa-se o buraco do quadro por causa dos curiosos:
Mais rasgos na parede, infelizmente também teve que se fazer uma alteração na tubagem já existente por forma a conseguir fazer passar o cabo que vem dos painéis para o quadro de saida, aqueles dois tubos ao alto são os que vem da rede para o quadro de entrada de corrente:
Aqui já o meu lindo trabalho foi totalmente desfeito houve mesmo necessidade de se partir quase tudo em torno dos quadros, na foto em baixo não está nem metade do estrago, mas dá para ter uma ideia, porque o quadro que tinha que ir para o lugar do de baixo é o que está no chão:
uma vez que neste dia só foi possivel esta parte da instalação e porque no dia seguinte fui de férias, em breve colocarei por aqui as fotos da ligação do inversor e cabo terra e posteriormente fotos da reparação das paredes e pintura, gosto muito de tudo arrumado.
Sem comentários:
Enviar um comentário