domingo, 15 de março de 2009

Pegada Ecológica

Foi na semana passada que sentado a ver televisão ao sintonizar na RTP2, me deparei com uma nova temporada do programa Desafio Verde e lá estava o conceito da Pegada Ecológica (para saber o que é veja aqui http://www.esb.ucp.pt/gea/myfiles/pegada/pegada.htm). Era um conceito que já há muito queria testar,não pelo método que o progama aplica, mas pretendia saber em torno da minha casa até que ponto poderia melhorar as coisas, então aqui fica o resultado:

Onde moro tenho uma excelente envolvência,vejam através a imagem abaixo a casa assinalada com o circulo a vermelho (clicar na imagem para visualizar):



No entanto em meu redor já tinha reparado que havia muito desperdicio das obras aquando da construção da minha casa e de todo o bairro, um processo que pode ser evitado quando os orgãos da tutela passarem a obrigar a uma inspecção antes da entrega da licença da habitação, essa inspecção consistiria numa análise minuciosa do terreno envolvente da casa numa área a definir por forma a que este apresentasse 0% de residuos (mas talvez um dia as coisas melhorem, por agora estão no bom caminho).

O resultado da recolha efectuada no terreno ao lado e por trás foi surpreendente, deixo-vos algumas fotos onde assinalo o que me saltou à vista quando observei os terrenos e também do resultado já em sacos para seguir para a reciclagem (contei com a ajuda do meu filho de 3 anos, que não se cansou de repetir que os Srs. eram porcos e sujavam tudo e também a ajuda da minha mãe que tem 65 anos), encontrei um pouco de tudo, mas em maior abundância plásticos enormes (das obras provavelmente de pinturas) , tubos e garrafas de cerveja (cerca de 100) dos Srs. porcos como diz o meu filho:





ainda no inicio:

mal cabia depois dentro da bagageira do meu Fiesta comercial:

se cada um de nós dedicar um dia a fazer isto (que não custa nada) com os miudos que absorvem tudo o que lhes ensinamos, a pegada ecológica irá diminuir significativamente.

Sem comentários: