sexta-feira, 4 de junho de 2010

Painéis Solares (Fotovoltaicos) - resultados práticos

Tabela de produção do meu sistema fotovoltaico até agora:


Relembro que eu recebo da EDP 0,6175 € / kW 

de facto tenho que reconhecer que a empresa instaladora fez um bom trabalho no que  diz respeito à escolha de materiais (painéis, inversor), assim e porque ainda não o tinha feito aqui fica o contacto do Sr. Alexandre da empresa JOSÉ VENTURA & RODRIGUES, LDA - 919 836 956, faço publicidade porque acho que quem trabalha bem merece ser reconhecido, tenho conhecimento de muito boa gente que tem sido enganada e como não foi o meu caso acho que devo partilhar convosco. Podem acham curioso em alguns dias de céu pouco nublado dar menos do que noutros com céu mais nublado, mas isso está relacionado com as horas do dia em que esteve mais ou menos nublado e tendo como base os relatos que a minha esposa me foi fazendo pois eu não estive em casa desde 15 de Março.

6 comentários:

Anónimo disse...

Excelente informação.
Isto é tudo muito bonito quando as empresas "ecológicas" falam destes sistemas, mas depois nunca é como dizem.

"Casinhos" práticos é que contam!

Como funciona este sistema fotovolteico? Quero dizer, o consumo que fazemos em casa temos de continuar a pagá-lo ou só pagamos a diferença entre o que consumimos e o que o sistema consegue produzir para a rede?

E quanto custou?

Obrigado!

João Gomes disse...

Bom dia,

de facto concordo que existem muitas empresas no mercado a vender a chamada "banha da cobra", mas posso-lhe garantir que não foi o meu caso, tive sorte.

Recebi muitas propostas por correio e por e-mail de muitas empresas, no entanto decidi ser eu a escolher e não ser escolhido.

Pesquisei muito antes de optar por qualquer solução.

Em relação à sua questão e no meu caso eu continuo a pagar a factura do que consumo e recebo na totalidade tudo o que produzo.

Já nos USA o caso muda de figura, porque não temos que instalar nenhum quadro adicional é tudo feito no quadro já existente, sendo que o contador anda para trás e depois é só uma factura que se recebe em casa.

O meu sistema custou 20.000 € + seguro e despesas do banco ficou num total de 24.000 € o que se reflecte numa prestação de 334 € mês (isto porque pedi o € todo), penso em 6 ou 7 anos no pior cenário ter tudo amortizado, sendo que o contrato com a EDP é feito da seguinte forma, à data da elaboração do mesmo é firmado o acordo pelo valor que estiver em vigor para o kilowatt, esse valor mantém-se durante 5 anos sendo que ao 6º ano é feita uma revisão ao valor no sentido de baixar o mesmo o cálculo é feito com base na produção nacional (quantidade de energia produzida pelo conjunto de microprodutores existentes) depois vai sempre reduzindo até ao 10º e no 11º ano o valor é fixado pelo valor = ao que a EDP nos cobrar ou seja se daqui a 10 anos a EDP cobrar 1 € / Kilowatt eu receberei o mesmo por Kilowatt e nessa altura poderei optar por manter o contrato com a EDP ou por produzir para consumir e desligar-me da rede da EDP(claro que será sempre mais vantajoso vender, porque o valor da produção será sempre superior ao consumo, pelo menos no meu caso que tenciono reduzir tudo ao minimo).

Espero que tenha esclarecido as suas dúvidas e se tiver mais alguma não hesite em contactar-me de novo

Cumprimentos

Anónimo disse...

Antes de mais muito obrigado pelo esclarecimento. Não tinha ideia de que havia cálculo depois dos 5 anos, nem sabia que os 5 anos começavam a contar a partir da data do contrato, pensei que fosse este preço até 2015 e pronto!

O método de calculo nem me parece mau de todo, eu pensava que no final dos 5 aqnos a EDP dizia quanto pagava e pronto...
Pode-me dar o contacto da empresa que fez a instalação? Ou quem quer um sistema destes é só ir à EDP e fazer contrato e depois eles é que escolhem o instalador, como nos paineis solares?

Anónimo disse...

Já vi a empresa, sorry...

Unknown disse...

Boa noite, Então como correram as coisas. Já agora no final do 2016. Recuperou o investimento??

João Gomes disse...

Boa tarde Vladimir,

peço desculpa pela demora, mas com outros projectos a decorrer o tempo tem sido pouco para dedicar ao meio virtual.

Assim informo que no inicio de 2016 a EDP fez uma redução drástica ao valor a pagar por Kilowatt reduzindo dos iniciais 0,6175 € para 0,2861 € o que provocou uma derrapagem grande na previsão que tinha feito, caso contrário estaria agora perto dos 23.000 € de produção muito perto do break-even.

Assim neste momento estou com uma despesa bancária de cerca de 28.000 € (que inclui juros e afins) a ainda me faltam cerca de 36 meses de prestações o que irá perfazer uma despesa total de cerca de 40.000 €, em termos de negócio não foi rentável, mas também que nunca foi essa a intenção e estou muito feliz com os resultados, o que me interessava era a capacidade de produção / eficiência dos painéis e essa mantém-se.

De notar que a obtenção do empréstimo bancário teve outros intuitos, não sugiro que sigam o meu exemplo a não ser que pretendam ter despesa acrescida.

No entanto, como pretendo amortizar o restante do emprèstimo antes do fim do prazo conto com o tempo conseguir recuperar o esforço financeiro feito porque produzo 3x mais do que o que consumo.

Isto enquanto a EDP quiser renovar o contrato, caso não queira terei outras soluções que passam pelo auto-consumo.

Cumprimentos