sexta-feira, 4 de junho de 2010

O vento

já há algum tempo que me fascina também a energia eólica e desta vez fui em frente.

Fiz alguns testes com o ajudante de sempre (o meu cunhado) e os resultados obtidos foram muito satisfatórios, porque felizmente (ou infelizmente, depende do ponto de vista) habito numa zona de muito vento, ganhei coragem e algum dinheiro também e encomendei esta pequena maravilha que diz conseguir chegar aos 800 Watts:


Através do eBay  de uma empresa nos USA ( http://www.missouriwindandsolar.com/) isto é apenas uma parte do aerogerador (chamemos-lhe o coração), é um alternador modificado para funcionar com imãs de alta potência, custo - 247,56 € (já com portes) + IVA 12% + impresso + taxasAlfandega (32,51€) + taxa de apresentação na alfândega (6,22€) = 286,29 €

A titulo de conselho pessoal sempre que possível peçam para vir por USPS (United Sates Postal Service ou seja correios dos Estados Unidos), isto porque de todas as transportadores que já tive oportunidade de experimentar a única de me agradou foi a UPS porque entrega na porta do cliente, já a DHL, cobra por isso e caso optem por ir directamente à Alfândega no aeroporto ainda vos cobram 30 € por despesas de documentação (chamam eles a umas cópias de papéis, nomeadamente factura) ou seja vocês pagam o envio ao fornecedor mas depois cá a DHL ainda vos cobra para vos entregar a mercadoria e caso sejam vocês a levantá-la também vos cobram, espectáculo, estes senhores da minha parte não verão nem mais um tostão. 

Já a UPS entrega no endereço que vocês solicitarem sem custos adicionais a excepção do IVA caso haja lugar ao pagamento do mesmo (encomendas de valor inferior a 30 € não pagam).

No entanto nada supera a USPS é rápido e podem ir levantar aos CTT na Avenida Marechal Gomes da Costa, as pessoas que vos atendem são de longe mais simpáticas (no aeroporto é tudo uma cambada de mal dispostos que parece que vos estão a fazer um favor, belos empregos!) e o processo nos CTT é muito rápido ao contrário do aeroporto onde temos que subir e descer escadas e falar com vários pessoas até nos entregarem o que quer que seja, viva os correios que não acabem nunca!

A acrescentar a tudo isto eu trabalho na Infante Dom Henrique que fica a muito perto desta estação de correios. 

entretanto entusiasmado com o tema mandei vir mais isto (pás e hub que serve para as segurar e acoplar à cabeça do aerogerador):

e mais isto que o suporte para colocar num mastro o conjunto:


no entanto podem ver aqui a montagem de tudo isto (faltam-me os cabos e o mastro) - custo - 344,39 € (já com portes) + IVA 12% + impresso + taxas Alfandega (54,54€) + taxa de apresentação na alfândega (6,22€) = 405,15 €



depois falta-me ainda um regulador de carga que servirá para regular o fluxo de corrente que o aerogerador produzir e desviar a carga quando as baterias estiverem carregadas para uma resistência:





e baterias que serão tipo isto (aqui é que vai a nota €€€€, mas vou comprando aos poucos):

a esta hora já devem estar a fazer as contas, eu poupo-vos, prevejo um custo total para tudo na ordem dos 1000 / 1500 €, é claro que isto em termos práticos para retorno de € será demorado, mas eu sou jovem e quem corre por gosto não cansa, deixo também um conselho a quem tiver interesse em contribuir para um futuro melhor para os seus filhos e os dos outros vá em frente, eu já à algum tempo que me dediquei de corpo e alma a isto e pretendo continuar, a consciência pertence a cada um de vós, eu sinto-me bem a fazer a minha parte, nunca quis ser rico, sempre quis ser útil, claro que no meio de tudo isto procuro sempre algum retorno financeiro, sendo que com isto conto reduzir a conta da EDP de 30 € para 15 €, mas não é esse o meu objectivo final, lembram-se do dizer popular -"O dinheiro não cai do céu!" - pois na verdade cai, seja sob forma de luz, água ou vento tudo nos é dado, mas por nós mal aproveitado.

Custo actual total: 286,29 € + 405,15 € =  691,44 €
como já disse antes, só mesmo quem corre por gosto é que não cansa, senão....

Ainda faltam cabos, baterias e por fim inversor

no entanto se considerarmos que poderei ter uma redução na ordem dos 15 € / mês na conta da EDP ao fim de um ano terei retorno de 180 € ou seja prevendo um custo total para tudo na ordem dos 1500 € terei o retorno total disto só em 8 anos e 3 meses
 
Não digas ao mundo o que és capaz de fazer, demonstra-o!

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo seu empenho!
Jaime

João Gomes disse...

Fico agradecido pelo seu comentário Jaime, vá aparecendo que as novidades também irão surgindo, já testei o aerogerador e os resultados são promissores, em breve colocarei por aqui os mesmos

cumprimentos

João Gomes