quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Curiosidades sobre o gás e electricidade

Os créditos deste tópico vão para o meu cunhado Flávio Esteves, também ele entusiasta destes assuntos:

"Estive para aqui a fazer contas e a ver na internet a energia do gás comparado com a electricidade e é aproximadamente o seguinte:

1L Propano = 7,03 kWh
1L Butano = 7,7 kWh
1KG Propano ~= 13 kWh
1KG Butano ~= 13-13,5 kWh

1 Bilha de 12.5KG de Butano ~= 20 € = 166 kWh de energia ou seja ~= 0,1205 € o kWh

Nota: É mais difícil aproveitar o butano todo de uma bilha porque o butano evapora a temperaturas mais altas que o propano. Por isso o valor de 0,1205 € é optimista em especial no inverno.

1Bilha de 47 KG de Propano ~= 80 euros = 611 kWh de energia ~= 0,1310 € o kWh

Electricidade

Tarifa bi-horária em altas: ~ 0,1382 € o kWh
Tarifa bi-horária em vazio: ~ ,00742 € o kWh
Tarifa simples: ~ 0,1285 € o KWh

Para cozinhar e segundo a wikipedia:

a gás tem uma eficiência de 30-40%
a electricidade e vitrocerâmica de resistência uma eficiência de 55%
a electricidade e placa de indução 83-90%

Então fazendo as contas para o pior dos casos, temos um preço da electricidade a 0,1382 € e eficiência de 83%, comparado com o melhor do caso a gás que é eficiência de 40% e preço de 0,1205 €.

Sendo assim temos:

Cozinhar a gás tem um preço de (0,1205 / .40) = 0,3013 € para aquecermos 1kWh

Cozinhar a electricidade (indução) tem um preço de (0,1382/.83) = 0,1666 € para aquecermos 1kWh

0,3013/0,1666 = 1.81

ou seja cozinhar a gás no melhor dos casos sai 81% mais caro que cozinhar com uma placa de indução eléctrica.

As mesmas contas podem ser feitas para aquecimento de águas sanitárias, tendo em conta que aquecer um deposito a resistência eléctrica tem uma eficiência perto dos 100%, pois não há perdas de energia (calor) para fora do depósito.

Aquecer águas sanitárias a gás com caldeira ou esquentador é no máximo 70% de eficiente, aliás num esquentador é normal com o passar dos anos a eficiência diminuir por causa da acumulação de calcário nos tubos que impede que o calor seja transferido com eficiência para a água.

Sendo assim temos:

Aquecer a gás tem um preço de (0,1205/.70) = 0,1721 € para aquecermos 1kWh

Aquecer a electricidade (resistência) tem um preço de (0,1382/.99) = 0,1396 € para aquecermos 1kWh (isto para uso imediato da água)

0,1721/0,1396 = 1.23

ou seja aquecer as aguas sanitárias a gás no melhor dos casos sai 23% mais caro que aquecê-la por resistência eléctrica (isto para uso imediato da água)

Para gás natural as contas devem ser bem diferentes...

Isto dava um bom tópico para o teu blog."

E foi exactamente isso que fiz transcrevi para aqui a mensagem que o meu cunhado me enviou, espero que gostem e fiquem elucidados.

Basicamente o gás não rende e temos que ponderar em termos de futuro, pois iremos poder abastecer-nos via energia solar, pelo que estes valores aqui apresentados poderão um dia ser reduzidos a 0 consumo face a 100% de eficiência (considerando a evolução actual em células fotovoltaicas e afins), vejam o meu caso se eu tivesse instalado os painéis fotovoltaicos para consumo e considerando que produzem uma média de 23 kWh e considerando que a minha factura de electricidade ronda os 300 kWh

então 

23 kWh × 30 dias = 690 kWh mês

ou seja eu produzo mais do dobro que consumo (teria era que ter um banco de baterias que armazenasse toda a produção)
na verdade o meu consumo por hora é muito baixo façamos as contas:

300 kWh = 300000 Wh / 24h = 416,6667 Wh 
 
penso que tenha feito os cálculos correctos, mas caso alguém com conhecimentos mais aprofundados que os meus queira corrigir alguma coisa, por favor esteja à vontade para o fazer, lembrem-se que sou um leigo em muitas coisas e baseio-me em interpretações minhas de dados que vou obtendo na internet e por vezes as minhas interpretações podem estar incorrectas.

Obrigado pelo vosso tempo

João Paulo

12 comentários:

Anónimo disse...

O preço do gas natural é de 0,063€/KWh.

Fazendo as mesmas contas:

Aquecer no fogao a gas natural=
(0,063 / .40) = 0,1575 € para aquecermos 1kWh

fica 1 centimo mais barato q a indução

Aquecer a casa a gas natural=

(0,063 / .70) = 0,09 € para aquecermos 1kWh

fica 7 centimos mais barato que o electrico.

João Gomes disse...

Obrigado pelo seu contributo e sim é verdade daí estar referido que para o gás natural teriam que se fazer outras contas, agradeço facto de as ter feito.

O gás natural é um combustível mais se aproxima em termos económicos / eficiência dos sistemas de aquecimento de águas solares com resistência eléctrica.

No entanto se consideramos o aquecimento de águas sanitárias com um sistema solar + resistência eléctrica e o que esse sistema emite em termos de gases de estufa, o impacto ambiental é muito menor (cerca de 146% menos) do que o gás natural

ver fonte: http://www.energaia.pt/poupe/agua.php

Anónimo disse...

Sim, de facto, sistema solar será o melhor!

O Sol poe na terra por ano 2 vezes mais energia do que toda a energia que já produzimos e iremos produzir das fontes não renovavéis!

é só aproveitá-la! por mim quanto mais renovavel melhor!

Unknown disse...

Caro João gomes

o ultimo calculo está errado,mas tens razão,produzesmais do que gastas.Não precisas de acumular essa energia a mais.
VENDE-A,pelas minhas contas,vais ganhar cerca de 1300 Euros por ano,logo no primeiro ano tens o teu investimento recercido quase totalmente.
COMO?
simples
,torna-te fornecedor de energia ao teu fornecedor.ONDE?consulta o portal WWW.ERSE.pt, e faz as tua contas para tarifa tri-horária,pois creio que a tua potencia contratada seja a de 6,90KVA.o teu fornecedor de energia irá pagar-te a 0,45 Euros por KW,há dois anos pagava 0,95.Conclusão tens de ter dois contadores,um de venda de energia e outro de compra de energia.Assim poupas uns trocos no primeiro ano e nos seguintes é só faturar.Sempre a considerar ,Vitor Santos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Gomes disse...

Obrigado Vitor pelo comentário, no entanto ao que se refere já me adiantei à algum tempo veja por aqui:

http://ecocasa3.blogspot.com/2010/06/paineis-solares-fotovoltaicos.html

Unknown disse...

Caro joão gomes
MEA culpa,não tinha lido todos os assuntos do seu blogge.este foi por acaso.mas de qualquer maneira fica a minha boa intençÃO.
Sempre a considerar
Vitor Santos

João Gomes disse...

Obrigado Vitor, continue a visitar, tenho muitos mais projectos em curso, mas neste momento tenho é falta de €, em breve haverá novidades que não implicam uso de € e que apesar disso não deixam de ser interessantes.

Cumprimentos

jorge alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Vulcano WTD KME Sensor Ventilado
Principais Características

• Acendimento automático
• Controlo termostático - possibilidade de seleccionar temperatura grau a grau (35º C a 60º C)
• Compatível com sistemas solares
• Display digital LCD para selecção de temperatura, funcionamento solar e diagnóstico de anomalia
• Ventilador incorporado na chaminé do esquentador (ligado a 230 V)
• Regulação do caudal de água
• Modulação automática da chama (gás)
• LED indicador de funcionamento
• Botão ON/OFF
• Bloqueio automático do aparelho em caso de falha de ignição
• Segurança de exaustão através do pressóstato diferencial
• Limitador de temperatura de segurança
• Rendimento de 87% (11 l) e 88% (14 e 17 l)
• Capacidades de 11, 14 e 17 l/min
• Dimensões:
11 l: A 580 x L 310 x P 220 mm

Vantagens :
rendimento mais elevado e já
preparado para sistema solar

Anónimo disse...

Boa noite, vi este post e talvez alguém me consiga esclarecer!
Verifiquei na minha área online que tenho consumos de gas que mostro em baixo para exemplo apenas uma linha, os valores que obtenho são idênticos com as outras leituras:
Período de Fornecimento Consumo Consumo(kWh) Data de Leitura Tipo Leitura
15-09-2014 a 19-11-2014 88 1.025 19-11-2014 Real
Portanto, segundo o próprio operador, 88m3 de gás equivaleram a 1025kwh. Ora se o preço por kwh para o meu escalão é de 0,0676 €/kwh, a minha matemática diz que na factura deveria estar para este período um valor de 69.29€ (1025*0.0676), o que é muito diferente dos 110.85€ que aparecem. Estarei eu a fazer algo fora do que devia ser feito? Apenas me guiei pelo que dizem na página em http://www.erse.pt/consumidor/gasnatural/jasoucliente/comodevoleraminhafactura/Paginas/default.aspx

Alguem consegue comparar e ajudar!?

Obrigado,

Anónimo disse...

O seu post já tem uns anos, mas tenho de decidir entre um esquentador a gas e eletrico e encontrei o seu post. As suas contas apesar de corretas em termos teóricos, parece-me que na prática não serão assim. O meu raciocinio é que um esquentador a gás só gasta quando usa a água e um esquentador elétrico tem de manter a água quente. admitindo que usa a água quente uma hora por dia, a água tem de ser mantida quente nas outras 23 horas... pergunto-me qual o custo associado a essas 23 horas. haverá forma de o calcular ? (talvez determinando as perdas do termoacumulador...)

O que acha ?

Cumps