terça-feira, 9 de novembro de 2010

Isolamento das paredes

Como já por aqui relatei a minha casa tem uma fantástica construção onde existem paredes duplas mas não tem qualquer tipo de isolamento no seu interior o que provoca um acumular de humidade tornando a casa muito fria e não mantendo o calor que lá é gerado pelo recuperador de calor, assim e decidido a acabar com este problema de construção andei a investigar no inicio ainda pensei em colocar Poliuretano injectado, mas infelizmente ou felizmente depende do ponto de vista o meu amigo João Cansado (quem tinha colocado o Poliuretano prjoectado no sotão da casa) não arranjou até à data de hoje disponibilidade para vir fazer o que tínhamos combinado aquando da obra anterior, ou seja após final de Agosto mais tardar final de Setembro fazer a injecção do Poliuretano porque nessa altura a casa e respectivas paredes já teriam secado por completo, mas o tempo passou e nada aconteceu.

Assim decidido a avançar com o projecto contactei com a empresa STANKA http://www.stanka.pt/ estive cerca de 10 minutos ao telefone com o Sr. Pedroso que foi muito profissional e esclarecedor e me desaconselhou a colocar o Poliuretano injectado e enumerou as razões (apesar de eles fazerem esse trabalho também), e sugeriu-me algo muito mais eficiente nestes casos, isto:


Por agora estou à espera da visita técnica da STANKA para orçamentar, mas estou com a sensação que foi a melhor opção mesmo pelo menos pelo que tenho investigado e pela experiência de amigos que já fizeram este tipo de isolamento.

Aguardem noticias minhas.

Até breve

13 comentários:

Anónimo disse...

E então,Sr. João já tem novidades?

João Gomes disse...

Bom dia Anónimo,

sim já tenho novidades o orçamento já chegou e aguardo agora a execução da obra.

Continue a visitar

Cumprimentos

João Gomes

Jorge Moreira disse...

Já fez o trabalho. Tem bons preços?

João Gomes disse...

Boa noite Jorge,

ainda não avancei porque ainda não tive disponibilidade financeira, mas penso antes de Junho conseguir avançar com este projecto (até porque será a melhor altura para que as paredes sequem bem), é um dos meus problemas é que estou sempre em muitas "frentes de combate", neste momento estou a finalizar o projecto do aerogerador, e de seguida vou avançar com o aproveitamento de água da chuva.

logo que tenha novidades em relação a este projecto colocarei por aqui.

Obrigado pela sua visita

Ivo Reis disse...

Antes de mais, quero dar-lhe os meus parabéns pelo blog. Tem sido uma fonte de inspiração para mim! (ando a copiar-lhe o projecto da água da chuva e do isolamento do sotão!) :)

Eu gostava de lhe perguntar que nome é dado a este isolamento? O orçamento que tem ronda que valores de m2 ?

João Gomes disse...

Bom dia Ivo Reis,

Antes de mais agradeço o seu interesse e entusiasmo.

Quanto à descrição do produto veja aqui (é uma empresa de Aveiro):

http://www.biohabitat.pt/sites/biohabitat.pt/files/bht_isofloc.pdf


Valores:

espessura da parede em que a caixa de ar tem entre 3 e 4 cm = 4 m3 x 50 kg/m3 = 200 kg de celulose.


- fornecimento e aplicação de celulose com uma densidade de 50 kg/m3 incluindo a abertura e tapamento de furos Ø 38 mm (à excepção da pintura) para a insuflação da celulose.

€ 9.50/kg + IVA
*Estes valores foram aplicados no meu caso e não devem ser considerados como de tabela pois existem vários fatores em consideração distância, condições de acesso às paredes, espaço disponível para colocação de andaimes, etc. mas podem muito bem servir de base de cálculo.

Cumprimentos

Bruno disse...

Ola Bom Dia , gostaria de saber onde posso arranjar o contacto , para fazer um orçamento a uma casa , por causa da humidade ... fico aguardar respostas

atentamente

cumprimentos , Bruno Bolinhas .

João Gomes disse...

Bom dia Bruno,

Os contactos estão em cada post que coloco, mas aqui lhe deixo de novo, veja a empresa que melhor preço e condições lhe oferece, mas à partida (sem saber qual a sua localização) será a que estiver mais perto de si.

http://www.stanka.pt/

http://www.biohabitat.pt/

cumprimentos

João Gomes

João Gomes disse...

O porquê do Isofloc ser melhor isolante que o Poliuretano:

http://www.youtube.com/watch?v=HOoX93raKrs

Anónimo disse...

Olá Sr João Gomes!

O seu blog é fantástico, muito obrigado pelo seu interesse e paciência em disponibilizar as suas ideias e experiências.
Eu penso que tenho de fazer algo semelhante em minha casa porque os sintomas também são semalhantes. No entanto gostaria de lhe fazer algumas perguntas:
1) A minha casa é térrea mas não tem caixa de ar, acha que o isolamento do sótão como o senhor fez terá também eficiência no piso térreo?
2) No caso das paredes exteriores, pelo que percebi, devo calcular a volumetria da caixa de ar existente em todas as paredes e ver quantos m3 preciso, certo?
Em relação às zonas em que não há caixa de ar (pilares) não é problemático? Ou seja, estas zonas não colocarão em risco a eficiência do sistema?
Muito obrigado,
Joel Cruz

João Gomes disse...

Boa tarde Joel Cruz

antes de mais agradeço o seu elogio ao blog, tento dar o meu contributo através da partilha das minhas experiências e é sempre bom saber que desse lado existe quem se interesse em ler os meus relatos.

Quanto às suas questões:

1) A minha casa é térrea mas não tem caixa de ar, acha que o isolamento do sótão como o senhor fez terá também eficiência no piso térreo?

R: sem dúvida isto porque apesar de não ter caixa de ar a humidade que atinge o telhado será anulada em termos de temperatura dentro de casa, no entanto tenha em atenção que em casas demasiado isoladas merecem atenção acrescida à circulação de ar, necessitam de arejar bastante bem, as casas precisam sempre de respirar e libertar a humidade da nossa própria respiração enquanto habitantes, razão pela qual por vezes as pessoas vão comprar casas e não notam humidade mas mais tarde surgem problemas de humidades e acmulação de bolor nos tectos algo que irei falar em breve

2) No caso das paredes exteriores, pelo que percebi, devo calcular a volumetria da caixa de ar existente em todas as paredes e ver quantos m3 preciso, certo?

R: correcto, mas isso é tarefa fácil e geralmente quem lhe der o orçamento faz essa análise, basta fazer um furo a meio da parede e depois ver a distância enfiando um arame e depois é fazer a contas

Em relação às zonas em que não há caixa de ar (pilares) não é problemático? Ou seja, estas zonas não colocarão em risco a eficiência do sistema?

R: Sem dúvida que colocam, porque o ideal é o isolamento ser feito antes de terminada a obra pela parede interior e com projecão de poliuretano, mas no meu caso sendo que a moradia já está construida estou a tentar corrigir os "males" da construção deficiente e mesmo não sendo 100% eficiente certamente irei notar um melhoria não só termos de isolamento térmico como acústico (apesar de não ter grandes razões de queixa), para um solução integrada de isolamento existem tintas e placas que se podem colocar por fora e que garantem essa estanquicidade os preços é que nos demovem dessas opções

Bem haja e continue a acompanhar

João Gomes

Design Studio disse...

Caro João Gomes
A partilha da sua experiência foi uma benção... Muito Obrigada
Já liguei ao Sr Pedroso da Stanka para orçamentação.
Até breve

João Gomes disse...

Bom dia Ana Reis Leitão,

Bem haja pela iniciativa.

Continuação de sucesso no seu projecto, vai notar de certeza melhorias significativas.

Cumprimentos

João Gomes