segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Regresso à Ecocasa

Antes de mais quero pedir desculpa a todos os que não tenho conseguido dar resposta, mas tenho estado focado em formação.


Numa breve explicação, para justificar a minha ausência, informo que trabalhei durante 20 anos numa área que em nada estava relacionada com ecologia e eficiência energética e em 2018 decidi dar por finda a minha jornada nessa área e explorar melhor este meu interesse por ecologia e eficiência energética.

Assim e embora já em 2013 tenha iniciado alguma da minha nova formação (numa primeira fase em electricidade), em 2017 dei o "salto" para a área onde sempre me despertou mais o gosto, a energia fotovoltaica, acho fascinante o facto de podermos contrariar a expressão "O DINHEIRO NÃO CAI DO CÉU", (porque cai)

Assim irei retomar as minhas publicações com mais informações e exemplos práticos de instalações de várias tipologias.


Agradeço toda a paciência e o facto de se terem mantido fiéis seguidores. E espero que continuem acompanhar, sendo que estarei agora muito mais activo e procurarei dar respostas a todos os vossos pedidos.

Bem hajam

João Paulo





1 comentário:

LCLP disse...

Boa tarde (e bom ano) a tod@s
Quero melhorar o conforto da minha casa(de forma sustentada) e encontro-me um tanto perdido.
A actual pandemia pôs-me a viver numa segunda habitação onde só passava fins de semana, e principalmente no verão. É uma moradia antiga, de 1 piso, paredes em pedra,janelas com caixilharia simples e um sótão em bruto usado esporadicamente como arrecadação. À casa foi acrescentada uma cozinha (ao lado da sala) com cobertura em terraço aberto. A sala (40m2) fica numa ponta e na outra ponta encontram-se 4 quartos, com 9m2 cada.
Neste tempo frio, a casa tem-se revelado muito fria e muito húmida.
O único aquecimento existente é uma lareira com recuperador a lenha ventilado, que praticamente só aquece a sala.
As dúvidas são sobre que intervenções fazer, e que materiais escolher:
1-O que fazer para isolar a casa? Tecto falso com isolamento na cozinha? isolamento da laje do sótão? Isolamento do telhado? Substituição de caixilharia? Pintura interior com tinta térmica? Pintura exterior com tinta térmica ou cortiça projectada? (excluí capoto por causa das cantarias)
2-Depois do isolamento, virá a climatização: Não tenho espaço para radiadores nas paredes dos quartos. Ar condicionado com tubagens pelo sótão? Recuperador a pellets?
3-E para Águas Quentes sanitárias? Kit painel solar com Termosifão? ou há outras alternativas mais iteressantes?
Desculpem o romance e... a confusão
Luís