segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Continuação de redução de consumo na cozinha

Desta feita e considerando que agora que estou de baixa sem poder fazer esforços, só me restou testar algo que não implicasse esforço físico e que também já me intrigava à algum tempo, como poderia substituir as mini-fluorescentes que tinha por baixo dos armários da cozinha?

Já à uns tempos atrás tinha mandado vir da China umas tiras de Leds para criar o efeito Daylight no meu carro (ficou mais bonito do que os Audi ou Mercedes), vejam:


depois de ter visto o post do amigo Carlos Martins (também aficionado em matéria de poupança de energia) aqui http://aminhaalegrecasinha.com/2010/01/fitas-led.html, segui o seu conselho e mandei vir uma tira dessas que ficou por cerca de 50 € já com portes incluídos (em termos de material de  iluminação não tenho tido problemas de alfândega), demorou cerca de 15 dias a chegar e hoje testei a coisa, aqui ficam os resultados.

Descrição do desenho: 
ambas as figuras representam o armário onde foi feito o teste, na imagem de cima os traços pretos são a localização das duas fluorescentes que tinha (2 x 20W) , na imagem de baixo a linha a preto representa a fita de 100 leds que consome 24 W



Logo à primeira impressão o resultado já era bom pois tinha reduzido de 40W para 24W o consumo, deixava de ter encaixes e calhas de fios "manhosos" por debaixo os armários passando apenas a ter a fita de leds que oferecia a vantagem de não aquecer. Mas foi só quando liguei as duas hipóteses e comparei é que fiquei realmente surpreendido, ora vejamos:



agora falta-me poder estar em melhor forma física para poder ir comprar uns perfis de canto em alumínio para depois colar a fita e leds e poder obter ainda mais luminosidade e bem direccionada, em breve colocarei por aqui o resultado

Em resposta ao amigo codedmind aqui fica uma foto do transformador usado (é o que uso sempre para testes)



mas penso que um transformador convencional para 12 volts serve (atenção aos consumos que os mesmos fazem), estou a pensar comprar este http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=23_66&products_id=54798 porque assim dava para duas tiras de leds, em breve novidades. 

ATENÇÃO qualquer um dos lados da tira de leds serve para ligar corrente,mas a ponta que sobra deve ficar em pontas mesmo (devidamente protegidas claro) não fechem o circuito, porque a tira já tem o circuito feito internamente, não precisam de juntar as pontas na parte final.

15 comentários:

Carlos Martins disse...

Muito bom resultado! :)

Carlos Martins disse...

Se não houvesse inconveniente, gostaria de colocar o vídeo que compara a iluminacão fluorescente e os leds na cozinha, no "A Minha Alegre Casinha"... com a devida referência para aqui, claro. :)

João Gomes disse...

OK, sem qualquer problema

codedmind disse...

Viva,

Qual foi o transformador que usaste?

Eu tenho um mas não consigo ter a fita toda iluminada com a potência máxima :s

João Gomes disse...

Amigo codedmind, coloquei mais comentários no post porque precisava de colocar a foto do transformador, atenção não juntes as pontas no fim da tira senão só consegues iluminar metade da tira.

Abraço

codedmind disse...

Viva. Esse rate das pontas eu tb fiz.
Eu comprai um transformador da relvo mesmo para o efeito, mas só consigo ter a tira da dealextreme com potência máxima se tiver outra tira da efacil ligada, caso contrário fica a tira toda acessa mas com muita pouca potência....

João Gomes disse...

tenta ir dobrando a tira em várias secções por vezes as tiras não vem bem feitas e o circuito interno não faz contacto como devia já me aconteceu com uma de 48 leds, tive de cortá-la e soldar a parte que não estava a fazer contacto, mais do que isso não consigo imaginar o que seja porque aquilo não tem muito mais por onde avariar.

boa sorte

Ricardo Miguel disse...

Olá, eu terminei a instalação de 5 metros de fita flexivel de leds, mas tou aqui com uma dúvida...
O transformador que eu comprei no Leroy (recomendado por eles) foi um de 9 euros, que faz o que é pedido, transformar a corrente de 230v para 12v e alimentar a fita.
Acontece que tenho a impressão que os leds estão a piscar muito rapidamente, até cansa a vista! E depois vejo que vais comprar um transformador de 30 euros (que tem as mesmas caracteristicas que o meu, embora a referencia lá era "lampadas de halogeneo).... o que é que estará mal na minha instalação

Quanto às fitas no carro, como é que instalaste?

codedmind disse...

Hoje tive de trocar os meus transformadores.

Os da relco passado algum tempo iam ao ar...

Comprei uns de 40Amperes quase 40€ cada...

Mas agora esteja o tempo que estiver os leds já não piscam

Ricardo Miguel disse...

será essa a solução?? Passar para transformadores com maior amperagem?

as minhas fitas estão ligadas a um único transformador, com 4 amperes! O piscar delas é muito, mas muito rapido, parecido com as 33 imagens por segundo da emissão da televisão (é a idea que dá!)

codedmind disse...

Eu tinha este http://www.relco.it/Italiano/SCHEDE_TECNICHE/pdf/n/SUGAR%2060-%20RN1578.pdf e tenho muitos desses para luzes led, mas para as tiras, passado uns 30minutos com elas ligadas tb começavam a piscar, fui a uma outra loja e recomendaram-me estes novos com mais amperagem... até ver têm estado sem piscar no sabado vao ficar ligados mais tempo depois confirmo e posso dizer qual foi a marca

Carlos Martins disse...

A questão são os transformadores electrónicos.
Numa carga resistiva, podem fazer a modulação da voltagen e tudo funciona bem... Nos LEDs a conversa é outra, e nota-se o flickering.

João Gomes disse...

Após análise cuidada dos vossos comentários, e uma vez que o transformador que tinha não era adequado para colocar debaixo os armários a cozinha (devido ao seu peso e tamanho) parti à descoberta de algo adequado para o efeito, infelizmente teve que atravessar fronteiras de novo e fui até à Alemanha buscar isto:

http://cgi.ebay.de/LED-Transformator-12V-2A-24W-Trafo-Treiber-LEDs-NEU-/150471255694?cmd=ViewItem&pt=Bauteile&hash=item2308c9268e

espero que o link se mantenha activo por bastante tempo, caso contrário farei um post só com este transformador,que se revelou fantástico, sem flickering, o pequeno senão o preço já com portes ficou em 24,28 €, mas cumpre e isso é que interessa

Chico disse...

Boas pessoal, ja vi que gostam do mesmo que eu.
Mas podem comprar aqui na europa e nao ter que pagar as taxas que depois aparecem na alfandega.
www.buy-leds.com aproveitem agora para ganharem 10% desconto mesmo sem o desconto sao os mais baratos da europa e falam Portugues. :)

Cumprimentos.

Unknown disse...

melhor ainda. vão a www.supelled.com e vejam preços mesmo baixos. E são Portugueses!!!