terça-feira, 13 de julho de 2010

Água da Chuva (Bombas)

Como a questão me foi coloca por algumas pessoas, aqui deixo fotos (um pouco tremidas porque foi à pressa) de alguma bombas para o projecto de aproveitamento da água da chuva





Curiosamente a de 3800 lt / hora é mais barata, pressão a 4,3 bar e só gasta 1000 Watt e tem um balão de 20 litros o que ajuda na pressão, a RHW 1000 Niro Set tem as mesmas características mas acho que era mais cara já não me recordo porque tirei mal a foto, a GPK 1500 Niro parece-me ser a mais fraca e curiosamente também a mais cara (via o nosso país), no entanto só testando poderei afirmar qual a melhor, esta última nem sequer tem balão (o que é que estes senhores da Agriloja andam a fazer?), uma bomba que gasta 1500 Watt e ainda por cima é mais cara!? Não percebo! Será que é melhor? Como, se nunca armazena água em lado nenhum ou seja cada vez que se abre a torneira a bomba tem logo que debitar os 1500 Watt para atingir os 4,3 Bar, enfim acho que irei optar pela de 1000 porque não gastarei 3800 litros de água numa hora de certeza, nem a regar o jardim e a lavar o carro e o chão na mesma hora, eu não sou canalizador mas há coisas que me fazem uma certa confusão, irei procurar a ajuda de um profissional para me esclarecer sobre isto e depois colocarei por aqui o resultado dessa investigação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Lá está, continuo a dizer que um sistema de aproveitamento de águas pluviais nao tem de custar 3.000€.

Uma bomba por 300€ no máximo e um depósito de 10.000L por 1500€ no máximo (neste caso com esses de 1.000 até sai mais barato).

Uma duvida que fico com o seu sistema é relativamente à qualidade da água armazenada. Como os depósitos não estão enterrados, sempre apanham alguma luz. Isso não fará com que ganhe algas? Já vi casos que junta cloro à água armazenada para as algas ão proliferarem...

João Gomes disse...

Boa tarde,

dificilmente irão ganhar qualquer tipo de microorganismo, porque apesar de não estarem enterrados é como se estivessem, porque não apanham luz natural e estarão às escuras grande parte do tempo, no entanto não estou preocupado com a pureza a água por agora porque só irei aproveitá-la numa primeira fase para abastecer os autoclismos, no entanto relativamente à possível criação de algas existem produtos que impedem o seu surgimento