domingo, 25 de julho de 2010

O aerogerador em testes

Um destes dias subi ao telhado e ganhei coragem para montar o ferro que irá suportar o aerogerador, ora uma vez lá em cima não resisti à tentação de testar o dito cujo :


Primeiro só a vista o telhado em torno a casa ainda com a turbina segura:

Vista de 360º em torno do meu telhado, como se pode verificar não tenho obstáculos que possam por em causa o regular fluxo de vento sobre a turbina eólica, a cinta laranja serve apenas como segurança para bloquear a turbina, pois não queria aquilo a girar enquanto estava ali a segurar a camera no telhado a cerca de 15 metros de altura do chão com o vento a soprar a 23 Kph



Agora em esforço e a rodar bem:

Tentei simular a carga de bateria e obtive 35 Volts e 12 Amperes o que dá uns porreiros 420 Watts,nada mau para um dia em que o vento apenas soprava a 23 Kph



Muito animador o resultado, teremos que ver depois com o controlador de carga se os resultados também serão assim.

7 comentários:

Anónimo disse...

boa, mais uma informação a seguir com muito interesse neste excelente blog.

420W com vento fraquinho? Mas isso é constante ou irá variar consoante o vento?

João Gomes disse...

Isso foi um pico que consegui nos 20 minutos que estive a testar, hoje já chegou o controlador de carga e a resistência, lá fui a correr à alfândega buscá-los e já os tenho cá em casa, a partir de agora terei resultados mais concretos e exaustivos, só me falta agora é tempo... (no Verão é quando mais trabalho e quase nunca estou em casa aos fins-de-semana) penso até 15 de Agosto já ter mais resultados...

Anónimo disse...

Boa! Ficamos a aguardar... Independentemente de quantos watts dará, quanto custou o sistema todo, incuindo baterias, aerogerador, controlador, etc? Já fez contas?

João Gomes disse...

Em relação a custos criei um post para cada um tirar as suas conclusões, aqui:

http://ecocasa3.blogspot.com/2010/07/resumo-de-custo-do-aerogerador.html

o valor é elevado porque mandei vir quase tudo dos USA, mas mesmo assim acho que fiquei a ganhar porque no nosso querido país à beira mar plantado todos querem ficar ricos muito depressa e sistemas destes cá ainda me iriam sair mais caros, assim fiz por minha conta e risco e descobri coisas que não sabia sobre este tipo de energia, confesso que penso muitas vezes no que teria feito se ainda tivesse esses cerca de 1400 €, mas nada se compara à felicidade que obtive quando vi o aerogerador a trabalhar e medi a voltagem e amperagem, de facto todo o dinheiro cai do céu as pessoas é que não o aproveitam da melhor forma, o planeta oferece-nos tudo sem necessidade de o estragarmos (refiro-me a poluição), cabe a cada um decidir se quer deixar um mundo melhor ou pior e não só para os seus descendentes, mas para todos os outros, o altruísmo é das características mais nobres que um ser humano pode ter, dar sem querer nada em troca...Como diz o João Chaves na rubrica Oceano Pacifico da RFM -"Vale a pena pensar nisto"

Anónimo disse...

Concordo a 200%! Vale a pena pensar nisso!!!

E este blog tem-me feito pensar nisso!

Entretanto já vi o post dos gastos!

Vamos a ver quando isso estiver tudo a funcionar!!! :)

Anónimo disse...

Ca venho eu de novo chatear.

Onde conseguiu arranjar um medidor de vento e quanto custou?

E tem o gráfico de rendimento dessas helices? tipo km/h por Watts?

Obrigado!

João Gomes disse...

Ca venho eu de novo chatear.

NÃO CHATEIA NADA, EU É QUE POSSO DEMORAR A RESPONDER VISTO TER AGORA IMENSO TRABALHO

Onde conseguiu arranjar um medidor de vento e quanto custou?

COMPREI NO LIDL E CUSTOU CERCA DE 30 € CADA CONJUNTO

E tem o gráfico de rendimento dessas helices? tipo km/h por Watts?

AINDA NÃO TENHO PORQUE AINDA NÃO CONSEGUI VOLTAR A COLOCA A HÉLICE LÁ EM CIMA, AGORA LIGADA ÀS BATERIAS E COM O CONTROLADOR, MAS PENSO PARA INICIO DE SETEMBRO JÁ TER ESSA HIPÓTESE PORQUE O TRABALHO DEPOIS ABRANDA.