sábado, 31 de julho de 2010

Resumo de custo do aerogerador €€€€€€€

Então aqui fica o resumo do "estrago"  total até agora:

1º o coração da coisa (alternador modificado)
247,56 € (já com portes) 
+ IVA 12% + impresso + taxas de alfandega (32,51€) 
+ taxa de apresentação na alfândega (6,22€) 
Total = 286,29 €


2º  pás / hélices + hub (parte central para fixar as pás) e o suporte para coisa

344,39 € (já com portes) 
+ IVA 12% + impresso 
+ taxas Alfandega (54,54€) 
+ taxa de apresentação na alfândega (6,22€) 
Total = 405,15 €


3º Baterias, cablagem e terminais
4 baterias de 6V cada da Marca Trojan - 100 € (uma pechincha)
Cabo de soldadura de 35mm - 59,04 €, 
+10 terminais de cabo de soldadura - 5,76 € 
+ 10 anilhas e 10 porcas - 1,45€
Total:  166,25 €



5º Controlador de carga e resistência

Controlador de carga - 315,67 € (portes incluídos)
Resistência  - 100,98 € (portes incluídos)
+ IVA 13% + impresso + taxas Alfandega (65,29€) 
+ taxa de apresentação na alfândega (6,27€) 
Total - 488,21 €
O "estrago" total até agora está em: 1.410,70 €

está dentro do orçamento que eu tinha previsto (não fosse eu um vendedor!)

Faltar apenas o conversor cujo valor poderá oscilar mediante a opção que se tomar face à produção do aerogerador, as opções são:
2 Conversores Vitecom 12V DC para 220V AC - 1200W ( 2 Tomadas )  - 140 € x 2 = 280 €
1 Conversor Vitecom 12V DC para 220V AC - 4000W - 450 €
1 Conversor Vitecom 24V DC para 220V AC - 1200W (2 tomadas) - 149 €
1 Conversor Vitecom 24V DC para 220V AC - 4000W - 450 €

agora tenho que testar a coisa à exaustão para ver qual a opção a tomar, passo a explicar: se o gerador não tiver uma boa média de voltagem constante acima dos 24 V (pelo menos 27 V) não compensa por o sistema a funcionar a 24 V porque as baterias irão demorar muito tempo a carregar, assim a melhor opção será pôr a funcionar a 12 V porque mesmo que tenha excesso de voltagem tanto o controlador de corrente como a resistência suportarão os excessos (era tão bom que no nosso dia-a-dia também tivéssemos todos controladores de carga e resistências, não era?)

até breve

12 comentários:

fc disse...

Boas, já montei um aerogerador no telhado e desisti pela vibração que passava para dentro de casa...
Como é que montou o seu (Agarrou na placa?)
Qual é a rotação maxima por minuto ?
faz muito barulho na rotaçao maxima ?
Vibrações ?

(agora sim o comentariono sitio certo)

João Gomes disse...

Bom dia,

de facto notei algum ruído mas montei o meu no sitio da antena de televisão ou seja agarrado à chaminé da sala.

Apesar de notar alguma ruído, este só se nota quando o gerador esta em rotação livre ou seja sem estar em carga, porque quando colocamos o voltímetro apenas a medir os volts o aerogerador fica em carga livre, não existe resistência na rotação, mas quando mudamos o voltímetro para medir os amperes ai a história é outra o aerogerador roda muito mais devagar porque está em curto circuito ou como se estive em carga de baterias, e nessa rotação não há ruido, é que o meu aerogerador às 450 rpm = 30 Watts, às 900 rpm = 270 Watts e às 1500 rpm = 700 Watts, por isso não preciso de muita rotação para obter energia.

em relação às vibrações e caso opte por montar também numa chaminé, o melhor será usar borracha de pneumático em torno do ferro de suporte para atenuar a vibração, que é o que eu estou a pensar fazer depois, claro que isto implica uma manutenção trimestral porque a borracha ao sol e chuva vai-se desfazendo.

em breve terei novidades em relação a tudo isto tenho tido muito trabalho e não me tem sido possível subir ao telhado, até porque mandei pintar algumas das peças do aerogerador para evitar que ganhem ferrugem e só as terei disponíveis lá para 15 de Setembro

Anónimo disse...

eu já montei e desmontei.. e na chaminé tenha cuidado eu montei o meu com uma estrutura agarrado a placa de betao e fazia muita força...
As chamines são normalmente de um tijolo muito fraquinho...
Tb deve ter cuidao em deixar o moinho sem "load" ligue pelo menos a a resistencia que comprou enquanto nao o tem ligado nas baterias..
Essas rotaçoes é que me deixam de boca aberta o meu produzia 500watts as 400rpm e assobiava ;)

mas pesava 60kg e tinha um diametro de 3m
gostava muito de ver o seu moinho,pq fiquei com vontade de voltar a montar outro desde que não passe vibrações nem assobie ...

Existe borracha de neopren resistente a UV e quando o desmontei um ano depois estava impecavel.

Obrigado

João Gomes disse...

Falaremos então em Outubro que é quando penso ter tudo operacional, terei todo o gosto em mostra-lhe o moinho.

Até lá não deixe de acompanhar

Obrigado pela visita

Anónimo disse...

já tem novidades, já montou a coisa ?
FC

João Gomes disse...

Já montei, mas deparei-me com um contratempo o controlador de carga não mostra nada nem no display de Voltagem nem no de Amperagem, ou seja duvido que aquilo esteja bem ligado, vou ter de contactar com o fornecedor nos Estados Unidos e pedir-lhe ajuda

em relação à trepidação e como não consegui testar o aerogerador em carga de facto notei muita, mas já tenho um plano de backup para isso que acho poderia considerar para si também veja aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=cQAWAO0kdts

claro que mandar vir dos USA sairá caro, mas mandado fazer cá por um serralheiro nem por isso.

Anónimo disse...

Boas, Se precisar de ajuda... Estou disponível...
Cuidado com o moinho sem carga o melhor é quando ele estiver a rodar pouco fazer curto entre os cabos que vem do rotor para que ele fique travado...
Sem carga pode rodar para limites fora do que está preparado e ter problemas mecânicos ou eléctricos...

Essa estrutura não me parece que vá melhorar a vibração, nas casas americasnas (tipicamente em madeira) a coisa pode ajudar mas em betão....

Eu pedi a um serralheiro local para me fazer uma base para a placa que podia descer com um guincho para manutenção...
Mas continuo a achar que para ser viável não pode ficar em cima do telhado, pelo menos numa casa onde more alguém ;)

Fotos do que tinha instalado:
http://www.smugmug.com/photos/728289399_66ESm-M.jpg
http://www.smugmug.com/photos/728287490_ecrZx-L.jpg

FC

João Gomes disse...

Caro amigo fc de facto é provável que venha a precisar de ajuda porque do outro lado do Atlântico a que tenho tido é pouca ou nenhuma, estes tipos só sabem vender depois apoio técnico é para esquecer, mas enfim...

Tenho tudo bem ligado (pelo menos como indica o manual) e continuo sem conseguir que o controlador trabalhe ou seja os displays não mostram nada, em relação à excessiva rotação da eólica não há problema porque só a ligo quando estou a fazer os testes tirando isso coloquei-lhe uma cinta de aperto para que não rode e desliguei os cabos das baterias e do controlador de carga.

Mas começo a pensar que teria sido melhor ter encomendado isto na China porque até hoje o que mandei vir de lá não me tem dado problemas.

Começo também a concordar consigo em relação à vibração porque de facto a estrutura da chaminé não aguentará durante muito tempo e a outra opção de facto nas nossos telhados não é muito viável, mas como tenho ainda o telhado da garagem da casa ainda tenho onde colocar uma torre mas estou a ponderar mandar fazer uma em cimento com um ferro embutido de medida inferior ao que suporta a eólica e depois colocar um dentro do outro, assim até para efeitos de manutenção seria mais fácil, mas por agora gostaria mesmo é de conseguir por isto a trabalhar, não está fácil...

Fernando disse...

Boa tarde, montei um aerogerador conforme podem ver no site ( www.fcc-filhoslda.com), mas estou com problemas para arranjar um motor tipo alternador de 12 ou 24 volts,será que me podem dar uma ajuda aonde posso encontrar componentes para aerogeradores?

cumprimentos

Fernando

Anónimo disse...

Envie-me um email com os seus contacto..

FC

Anónimo disse...

Boas!

João Gomes, estive a seu o blog atentamente e vi que tem um Conversor Vitecom 24V DC para 220V AC - 4000W, eu também ando a montar um sistema idêntico e cheguei a fase de comprar um Conversor, mas pelo que vi na Vitecom não dá para ligar lâmpadas económicas e frigoríficos, o que me tem a dizer sobre esta situação?
Estou a referir a conversores de onda modificada.

Esteves
Viseu

João Gomes disse...

Caro Esteves,

eu ainda não tenho o conversor, na altura pareceu-me o mais indicado, mas recentemente mostraram-me um Powerbright 3500 que se revelou uma grande surpresa para quem o estava a vender inclusivé, no entanto ainda não consegui juntar € para finalizar o projecto à minha vontade, por isso continuo a fazer testes com o que tenho de 300 W comprado na Box do Jumbo e que até agora se tem revelado capaz, mas de facto já existem inversores com comando à distância que acabam por ser mais interessantes, caso queiramos dividir em fases (como eu pretendo) e ter um inversor para iluminação de tecto e outros para eletrodomésticos, tendo assim opção para desligar o inversor da iluminação durante a noite (01h até 06h) pois não estará a uso.

Em relação à sua questão desconhecia essa situação, no entanto acho estranho que o conversor seja ele qual for não dê para ligar as lâmpadas económicas, mas se foi essa a informação que obteve via site da Vitecom aconselho-o a ir a uma casa especializada e obter informações sobre outros inversores capazes, pois como já deve ter percebido sou um curioso nestes coisas e não lhe posso dar uma opinião de profissional que é o que merece, não deixe de continuar a visitar

cumprimentos